Dicas para entreter os filhos sem precisar usar o celular

Ultimamente, ficou mais difícil imaginar meios e soluções para entreter crianças. Manter os pequeninos ocupados e, de preferência, aprendendo ao mesmo tempo, parece uma ideia do paraíso. Além disso, hoje em dia as tecnologias são muito mais presentes nas nossas vidas. Querendo ou não, o auxílio rápido, fácil e prático que celulares e tablets oferecem é muito tentador. Até porque, muitas vezes é preciso desembolsar uma grana para divertir os pequenos com parques de diversão, viagens, shows, cursos e atividades mais elaboradas – e nem sempre gastar é uma opção. Para isso, pensamos em dicas de como entreter crianças gastando pouco.
Confira as dicas do Colégio Casa do Saber:

Cabaninha
Quem nunca brincou de cabaninha e adorou? É superfácil de fazer: escolha um lençol ou toalha de mesa que estão no fundo da gaveta e coloque-os no braço de sofá, cadeira ou cabo de vassoura. Assim, você ainda mantém os pequenos por perto e no conforto de casa!

Bolhinhas de sabão
Para fazer bolhinhas de sabão, é bem básico: basta unir água e sabão ou xampu, detergente e até sabonete líquido. Já para assoprar as bolhas e fazer a mágica acontecer, você pode contar com a ajuda de um cabinho próprio (encontrado em lojas de R$1.99) ou das suas próprias mãos. Só assoprar e pronto!

Desenhar e colorir
Toda criança parece gostar de desenhar. Principalmente nas paredes, né? E quando o assunto é giz de cera, nem se fala. Bom, essa equação é simples: papel + giz/lápis colorido e pronto! Você também pode imprimir ou desenhar o personagem favorito do pequeno para que ele possa colorir.

Bambolê e amarelinha
Um bambolê custa bem baratinho e, muitas vezes, não passa da faixa dos dois reais! Já para a amarelinha surgir como passe de mágica, você pode desenhar no chão com giz de lousa. Vale quintal, calçada ou até em algum espacinho na sua casa. Basta desenhar os quadradinhos e pular na ordem certa!

Massinha de modelar
A massinha veio encarecendo nos últimos anos. Mas ainda assim, você poder encontrá-la na faixa dos R$ 3 aos R$10.

Entreter crianças que estão em grupos
Estar em grupo é importante para a socialização da sua criança. E é claro, não esquecemos as dicas para brincar com os amiguinhos!

Pique-esconde
Basta escolher o lugar: casa, rua ou onde quiser. Um conta e o resto se esconde e aí, basta ser rápido ou bem quietinho para ganhar o jogo.

Estátua
Essa pode ser difícil para as crianças mais inquietas, mas provavelmente elas vão entrar na brincadeira, mesmo que seja só pela vontade de participar. Um dos participantes, escolhido para ser o líder, coloca uma música para tocar. Enquanto isso, os jogadores dançam, mas na hora que o líder gritar “Estátua”, a música para e todos devem ficar parados. O último a se mexer será o grande vencedor.

Jogos de tabuleiro e quebra-cabeça
Para os que são um pouquinho maiores, estas podem ser opções interessantes para estimular o raciocínio e o trabalho em grupo. Escolha um bem divertido e coloque as crianças para jogar!

Dança da cadeira
Aqui você pode colocar várias cadeiras e banquinhos, sempre com uma a menos do que a quantidade de crianças, com cinco crianças e quatro cadeiras, por exemplo. Comece a cantar uma música e pronto: quando você parar, os pequenos sentam e quem ficar sem lugar, perde.

Telefone sem fio
Esse é divertido! As crianças formam uma fila e a primeira escolhe uma palavra. A palavra deve passar por todos, até que o último da fila a pronuncie. Principalmente entre os pequenos, as confusões, muitas vezes engraçadas, são frequentes!

Deixe seu comentário