Ensino Fundamental ll

6º ao 9º ano – Período da manhã e integral

Formação do “Ser Aluno”
O Ensino Fundamental II é um período de transformações na vida do aluno, pois nessa fase, ele vive o florescer da adolescência, por isso, nesse ciclo, além dos conteúdos acadêmicos, a formação do educando do Colégio Casa do Saber tem como ênfase o amadurecimento pessoal, à reflexão sobre a importância das responsabilidades e a consolidação de sua rotina de estudos. A equipe de educadores trabalha junto aos alunos para desenvolver a capacidade de auto-organização, oportunizar situações de autoconhecimento e percepção de seu papel estudantil. As funções e atribuições vão ficando claras ao estudante à medida que ele participa de decisões e compreende a finalidade de seus estudos. Tais objetivos fazem parte do cotidiano do aluno por meio do permanente contato com procedimentos de organização, autoanálise e definição de objetivos. O aluno vivencia, no decorrer da vida escolar, mediado pelo professor e demais membros da comunidade educativa, situações que o colocam em condições de conhecer-se, conhecer seu grupo, entender os processos escolares, as consequências de suas ações, decidir, intervir, analisar-se. Além disso, ao longo do Ensino Fundamental II, privilegia-se a construção da cultura escolar, valorizando o respeito mútuo e praticando os valores humanos.

Ensino por competências e habilidades
O aluno do Colégio Casa do Saber é motivado a buscar conhecimentos e construir saberes, entendendo-se como protagonista de seu processo formativo. Para isso, métodos, estratégias e recursos são utilizados pelos professores do Ensino Fundamental II buscando proporcionar que a aprendizagem seja significativa e tenha relação com a vida do aluno. Os conceitos teóricos são concretizados em atividades práticas que favorecem a compreensão da aplicabilidade de cada conteúdo trabalhado. Situações-problema são constantemente apresentadas pelos professores aos alunos, visando o engajamento com os conceitos trabalhados. Além disso, o aluno é levado a perceber como um mesmo assunto pode ser analisado de diferentes perspectivas, o que amplia o olhar sobre o mundo, cada dia mais plural. Dessa forma, a aprendizagem se torna mais prazerosa e o cotidiano escolar mais dinâmico e empolgante. A sinergia das vivências em sala de aula com o dia a dia e o equilíbrio entre o plano de atividades e o estimulo à participação do aluno são fundamentais para uma formação sólida.

Práticas esportivas
As vivências esportivas possibilitam desenvolver a inteligência emocional necessária ao bom convívio social, por meio de atividades de integração, avaliar e refletir sobre seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço empregado por si e pelos colegas durante os jogos e a adoção de atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações de competitividade esportiva. Os alunos do Colégio Casa do Saber são incentivados a compreenderem o esporte como elemento de inclusão social, a participarem de atividades competitivas, respeitando regras e desenvolvendo o autocontrole e, por meio das vivências esportivas, promover uma cultura de paz e respeito. Além disso, as práticas esportivas favorecem a disciplina, a concentração, a rapidez de raciocínio e a elaboração de estratégias. Somado a isso, os esportes também auxiliam no desenvolvimento físico e motor, estimulam hábitos saudáveis e promovem bem-estar.

Ficou com dúvidas?
Entre em contato conosco