Ensino Fundamental l

1º ao 5º ano – Período da tarde e integral

Leitura e escrita
A alfabetização é um dos momentos mais significativos da vida escolar. Por isso, no Ensino Fundamental I do Colégio Casa do Saber, aprender a ler e a escrever envolve entusiasmo, metodologia apurada e comprometimento de alunos, educadores e famílias. O desenvolvimento da linguagem escrita perpassa por todas as aulas e está presente nas inúmeras situações do cotidiano escolar. Assim, a criança tem contato com inúmeros tipos de gêneros textuais e entende-se como integrante ativa de uma sociedade letrada. Projetos de leitura e escrita são desenvolvidos em todas as séries desse ciclo para que o aluno ingresse no universo das letras de maneira lúdica e concreta. A formação de leitores é prioridade no Ensino Fundamental I. O gosto pelos livros é aguçado com naturalidade como as visitas à biblioteca escolar. Com isso, o aluno “lê” o mundo com encantamento e os capítulos do saber se tornam aventuras empolgantes.

Raciocínio lógico-matemático
No Ensino Fundamental I do Colégio Casa do Saber, o desenvolvimento do pensamento matemático extrapola a apostila e se desenvolve com enfoque em situações concretas, favorecendo a problematização e a visão prática sobre os conceitos. A aprendizagem ocorre em um processo contínuo de elaboração e reelaboração de significados e não através de uma simples repetição e mecanização. O letramento matemático ocorre pela integração entre práticas sociais de leitura e escrita matemáticas, relacionadas a quantificar, classificar, ordenar, medir, contar, localizar-se espacialmente e geometrizar. Atividades que simulam experiências cotidianas, envolvendo as operações matemáticas básicas e noções sobre o sistema monetário, fazem parte do cotidiano dos alunos, como: jogos e desafios para aplicação do conteúdo conceitual e a interpretação de imagens relacionadas aos temas trabalhados. O domínio das capacidades matemáticas para a leitura de mundo, interpretação de informações e inserção social é objetivo essencial de uma educação realmente formativa.

Hábito e gosto pelo estudo
Uma das principais missões da equipe docente do Colégio Casa do Saber é promover o gosto pelo estudo e a disciplina que o ato de estudar exige. É sabido que um bom rendimento na escola depende do sistema escolar e do próprio estudante, por isso, gostar de estudar demanda estar envolvido com os processos educativos ocorridos na escola e autoconhecimento, pois cada um tem seu modo de aprender com mais facilidade. São professores e pais que ajudam o aluno a descobrir que modo é esse. Uma rotina de estudos adequada deve fazer com que o estudante aprenda a concentrar-se, a organizar-se, a analisar, a sintetizar e a expressar a informação. Utilizamos diversos métodos que contribuem para o hábito de “pensar para aprender” e buscamos fazer a conexão entre os saberes escolares e a vida do aluno, favorecendo a motivação e o gosto pelo estudo. Escola, família e alunos estão sintonizados no mesmo objetivo. As relações e vínculos estabelecidos na escola, boas aulas, bons métodos e instrumentos de busca do conhecimento possibilitam a aprendizagem, desde que o aluno se envolva neste processo, por isso a importância de professores bem formados e famílias que estimulem e criem condições de estudo. Dessa forma, o aluno é protagonista na construção do seu conhecimento. Por meio de aulas cativantes, ele adquire o gosto pelo saber e percorre o caminho em direção ao seu futuro, sempre amparado por uma equipe sensível e preparada.

Desenvolvimento crítico e social
No Ensino Fundamental I, pretende-se assentar solidamente as bases para a construção de um cidadão crítico e transformador da sociedade em que está inserido. Deste modo, instiga-se a aquisição de ferramentas básicas para aprendizagem e intervenção na vida social: domínio da leitura, da escrita, do cálculo; a compreensão dos fenômenos naturais e da organização social em seus múltiplos aspectos e em suas dimensões no tempo e no espaço; a reflexão sobre as regras de convivência social, reforçando valores e atitudes de solidariedade e de respeito à diversidade; o conhecimento e as vivências de cunho material e cultural que definem a identidade brasileira, reforçando o sentido de pertencimento à comunidade e ao país em que vivem. Esses objetivos contemplam conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais e são desdobrados numa série de outros, a serem desenvolvidos pelas diversas disciplinas, apoiados na concepção que entende o aprendizado como o processo no qual o indivíduo vivencia a partir de seu contato com o meio, o conhecimento a respeito do mundo, das coisas e de si mesmo. Deste modo, privilegia-se a construção do princípio da diversidade na cultura escolar. Dando continuidade aos processos de autoconhecimento e conhecimento do outro, faz-se necessário aprofundar a noção de que o todo se constitui de diferentes modos de agir, de pensar e que isso acontece por fatores histórico-sociais.

Plano de Convivência
A escola é um espaço de construções coletivas. É onde se aprende a compreender que vivemos em grupo e que precisamos do outro. Isso demanda uma consciência acerca de si mesmo e de quem nos rodeia. O Colégio Casa do Saber aproveita toda a pluralidade presente no dia a dia escolar como objeto de reflexão e planejamento de atitudes de respeito, ética e solidariedade para formar alunos autônomos, capazes de resolver seus conflitos e viver em harmonia consigo e com os outros. O Colégio proporciona espaços de participação efetivos que desenvolvem a autorregulação moral, reduzindo a agressividade e favorecendo o autorrespeito e o respeito pelo outro. O Plano de Convivência do Ensino Fundamental I se concretiza por meio das rodas de conversa, dos projetos solidários e da leitura de livros que elucidam situações morais, as quais instigam a reflexão crítica e a resolução de conflitos.

Ficou com dúvidas?
Entre em contato conosco