• Rua São Matias nº 27 e Dom Humberto Mazzone nº 10 – Padre Anchieta – Campinas.
  • Entre em contato: (19) 3281-2132 | (19) 95325-3218

Educação para Jovens e Adultos - Período noturno

O que é o EJA?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade criada em pelo Governo Federal destinada a quem não teve acesso à educação na escola convencional. Especialmente voltada a adultos, permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores posições no mercado de trabalho.

Anteriormente, o EJA era conhecido como supletivo. Sua criação teve como objetivo principal a democratização do ensino no Brasil. Hoje, o no Colégio Casa do Saber, EJA tem a modalidades presencial noturna, abrangendo desde o ensino fundamental até o médio.

• EJA Ensino Fundamental: jovens a partir de 15 anos que não conseguiram completar o Ensino Fundamental, isto é, a etapa entre 1º e 9° anos. Nesta etapa, são inseridos no processo de ensino-aprendizado e, nisso, imergem em novas formas de aprender e pensar.
  • EJA Ensino Médio: direcionado a alunos maiores de 18 anos que desejam retomar os estudos a partir do Ensino Médio. Completando a Educação Básica, prepara os estudantes para o ingresso em universidades, incluindo vestibular e Enem.

Voltando às modalidades, o EJA permite que o aluno estude presencial, sendo necessário ir até o Colégio Casa do Saber para frequentar as aulas, no período noturno.

O que se estuda no EJA?
As matérias ofertadas no EJA do Colégio Casa do Saber obedecem a Base Nacional Comum Curricular, portanto, são as mesmas ministradas no ensino convencional. Ou seja, no ensino fundamental, os alunos terão contato com Geografia, História, Matemática, Ciências, Educação Física, Artes, Inglês e Língua Portuguesa.

No ensino médio, é a vez de terem contato com Filosofia, Sociologia, História, Física, Química, Matemática, Ciências, Educação Física, Artes, Inglês e Língua Portuguesa. Como se vê, as disciplinas são as mesmas do currículo tradicional. A diferença é que, no EJA, cada série pode ser concluída em módulos de seis meses.

Quem pode fazer o EJA?
Jovens a partir de 15 anos podem se matricular no EJA Ensino Fundamental. No EJA Ensino Médio, é preciso ter, no mínimo, 18 anos. No geral, o aluno precisa providenciar a seguinte documentação:

• Comprovante de endereço
  • Duas fotos 3×4
  • Cópias da identidade ou certidão de nascimento
  • Histórico Escolar

Alunos que não forem cursar o EJA e não tenham estudado anteriormente no Colégio Casa do Saber devem portar, também, pedido de transferência.

Ficou com dúvidas?
Entre em contato conosco